FacebookyoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Vista aérea da Marina

Vista aérea da Marina
SLIDESHOW



Obras no Porto da Figueira da Foz terão financiamento em 2021, assegura o Governo

Na sequência das notícias que dão conta do adiamento da intervenção estrutural – orçada em cerca de 17 milhões de euros – no Porto da Figueira da Foz, o Ministério das Infra-estruturas e da Habitação veio assegurar que as obras em causa terão financiamento disponível em 2021.

Tutela reconhece «importância e necessidade» das obras

As obras englobam o aprofundamento da barra, canal de acesso e bacia de manobras do porto, permitindo assim o acesso de navios mercantes com maior calado e de maior dimensão face aos actuais – a intervenção, tal como já foi descrito aqui, foi adiada na sequência da realocação dos fundos europeus do programa Compete2020 que lhe estavam destinados. Em nota enviada à Lusa, o ministério reconheceu a «importância» do projecto.

O ministério encabeçado por Pedro Nuno Santos «reconhece a importância e necessidade do projecto em causa e isso mesmo foi transmitido ao Sr. Presidente de Câmara da Figueira da Foz e à comunidade portuária, bem como o compromisso de disponibilização do financiamento em 2021», pode ler-se na nota escrita enviada à agência Lusa. Na missiva, a tutela «confirma que um conjunto de projectos que não estavam ainda em fase de obra, entre eles o da Figueira da Foz, transitaram para o próximo quadro comunitário de apoio».

«A medida foi tomada na sequência da necessidade de realocação dos fundos ao Serviço Nacional de Saúde e à Escola Digital, para fazer face à situação provocada pela pandemia de Covid-19», esclarece ainda o ministério. Os trabalhos de aprofundamento da barra, canal de acesso e bacia de manobras do Porto da Figueira da Foz, que incluem ainda o alargamento do cais comercial, demolição de dois antigos molhes interiores e deposição das areias dragadas nas praias a sul, foram anunciados em Abril de 2019 pela então Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

fonte
 




Data: 2020-08-04

feed
mapa